Comunicado aos cirurgiões(ãs) -dentistas do Estado do Ceará.

Considerando as repercussões para o mundo do trabalho decorrentes da Reforma Trabalhista cujos efeitos iniciar-se-ão em 11nov17 e, possivelmente, da Reforma da Previdência é imperioso aos trabalhadores e suas entidades sindicais refletir sobre alguns desafios impostos pela nova conjuntura.

A atual direção do Sindiodonto (re)afirma que os sindicatos são a expressão maior e instrumento legítimo da organização dos trabalhadores na luta contra a exploração na sociedade capitalista e as LUTAS são o  campo de atuação prioritário, sem prejuízo, de outros, como o jurídico apesar de todas as limitações da justiça brasileira que reiteradas vezes tem demonstrado estar a serviços da defesa e garantia dos interesses dos patrões e da elite política que domina o Estado brasileiro.

Para cumprir tal tarefa a entidade necessita de uma base política e financeira para manter e organizar a estrutura sindical: pagamento aluguel e despesas correntes, pessoal, cartoriais, transporte/protocolos de documentos, confecção de faixas, panfletos, cartazes, manutenção de site, visita aos locais de trabalho, assessoria jurídica e contábil, financiamento de quaisquer atividades coletivas essenciais às lutas, repasses financeiros às demais entidades do sistema sindical, Federação, Confederação, dentre outras.

Nesse sentido, apesar de ainda ser a principal fonte de arrecadação do Sindiodonto, somos contrários à cobrança da contribuição sindical, na verdade, um tributo, dado o caráter compulsório que atrela a entidade ao Estado, e defendemos o financiamento pela contribuição voluntária e consciente dos dentistas para manter a estrutura sindical sem depender do imposto sindical.

Indiscutivelmente, para a construção de uma entidade classista, independente e autônoma há a imperiosa exigência da efetiva participação da categoria tanto financeira quanto, e mais importante, na organização política. Nesses novos tempos, não existe outra saída, a não ser (co)responsabilização da base e direção com a AUTOSUSTENTAÇÃO SINDICAL mediante convencimento livre e direto democraticamente decidido pelos próprios trabalhadores em Assembleia com prestação de contas regular por parte da direção. Caso contrário, a categoria fomentará e construirá uma instituição meramente cartorial que ficará de portas abertas apenas para firmar frágeis convenções/acordos coletivos de trabalho, homologar a exploração através de rescisões trabalhistas do setor privado, propiciar o acesso à saúde suplementar de alguns poucos dentistas filiados e seus dependentes, participar de algumas cerimônias em determinadas datas comemorativas, reuniões esporádicas e irresolutivas das mesas de negociação e indicar representantes aos ilusórios Conselhos Gestores de Políticas Públicas junto às esferas municipais e estaduais, dentre outras atividades burocráticas, que sem o apoio da categoria, têm se mostrado inefetivas e sem efeito/retorno prático na manutenção e conquista de direitos. É importante ratificar que essa dinâmica de funcionamento é totalmente refutada pela atual direção do sindicato.

Nesse sentido, no dia 05 de setembro de 2017 convocamos uma Assembleia Extraordinária que alterou a forma de financiamento do Sindiodonto. Sucintamente, aprovou-se a realização de uma massiva campanha de filiação com aprovação a título de contribuição associativa o desconto mensal consignado em folha de pagamento do cirurgião-dentista empregado ou servidor, mediante autorização expressa no valor de 1 (hum) por cento sobre o valor do vencimento-base para os servidores da PMF; 2 (dois) por cento sobre o valor do vencimento-base para os servidores do Estado; R$ 350,00 (trezentos e cinquenta) reais que poderá ser dividido em até 12 (doze) prestações durante o ano ou R$ 300,00 (trezentos) reais à vista para filiados de outros segmentos, ou seja, dentistas da iniciativa privada e autônomos visando garantir o funcionamento da entidade sindical.

Por isso, durante todo o mês de novembro e dezembro de 2017 a direção visitará as unidades de saúde e outros espaços laborais buscando sensibilizar a categoria para a importância da filiação visando garantir o funcionamento regular e construção da entidade sindical como um instrumento de luta  e defesa dos direitos dos trabalhadores.

Certo de que os tempos contemporâneos comprometem o futuro de toda uma geração e, sobretudo, de gerações vindouras é imperioso organizarmo-nos para as lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Fortaleza, 15 de novembro de 2017.

A direção.

Nos links abaixo, segue a nova ficha de filiação e as de autorização para desconto da contribuição associativa (somente para servidores estaduais ou municipais de Fortaleza):

SINDIODONTO 31.10. Ficha filiação e autorização de desconto – SINDIODONTO SINDIODONTO. 31.10. AUTORIZAÇÃO – SERVIDOR ESTADUAL

SINDIODONTO. 31.10. AUTORIZAÇÃO – SERVIDOR MUNI