Tendo em vista a efetivação da política voltada para a gestão do trabalho no SUS definidas no plano plurianual 2016-2019 e plano estadual de saúde, foram inseridas no planejamento da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CGTES) ações estratégicas voltadas para o Dimensionamento de trabalhadores da Saúde. Iniciou-se então, em janeiro de 2018, o projeto “Capacitação em Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde”, que tem como objetivo capacitar a equipe técnica das unidades assistenciais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) para o dimensionamento da força de trabalho em saúde. Trata-se de um projeto desenvolvido pela SESA, por meio da CGTES, que está sendo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Das três vagas que foram disponibilizadas para participantes da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENP-SUS-CE), uma delas está sendo ocupada pela Dra. Raquel Praxedes, Diretora do SINDIODONTO, a qual vem representando os dentistas nesse relevante projeto. No penúltimo módulo teórico, que ocorreu nos dias 5, 6, e 7 de novembro de 2018, uma importante questão foi debatida: após o dimensionamento da força de trabalho da saúde e números em mãos, serão esses dados efetivamente utilizados para o que realmente é urgente e necessário, ou seja, a realização de um concurso público? Fica então o questionamento para as devidas reflexões e o alerta para necessidade de nos mantermos vigilantes nos desdobramentos que deverão seguir. Permaneçamos então mobilizados e articulados, todos nós que defendemos o SUS, em prol de ações que contribuam para o seu fortalecimento.