A coordenação do Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto) se reuniu na manhã desta terça-feira (28), na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, para tratar sobre o remanejamento dos dentistas da Estratégia Saúde da Família que atuam nas 19 unidades de saúde atualmente administradas pelo Instituto Cysne – Organização Social de São Paulo.

Os sindicalistas pontuaram as principais queixas dos servidores que desejam a transferência para outra unidade de atenção primária, mas relatam poucas opções ofertadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, apenas nove unidades.

A coordenadora-geral do Sindiodonto, Dra. Raquel Praxedes considerou o número insuficiente, levando em consideração o quantitativo de postos administrados pelo instituto. “São cerca de 30 dentistas envolvidos nesse processo que precisam ter seus direitos garantidos na medida em que é ofertada a possibilidade de remanejamento, declarou.”

Ao final da reunião, representantes da gestão municipal afirmaram que não atenderão a reivindicação dos profissionais. Os coordenadores do Sindiodonto então solicitaram por escrito, os critérios pelos quais os gestores desenvolveram a proposta de remanejamento dos dentistas. O sindicato assegura que medidas serão adotadas a fim de defender a categoria e convoca todos os servidores para uma assembléia virtual no dia 29/07/2020 às 20 horas.